Somatização: sintomas físicos de dores psicológicas
Você já ouviu falar de somatização? Ela é um transtorno psiquiátrico onde o paciente apresenta diversas queixas físicas – como falta de ar, dor no peito, tremor, diarreia, entre outros -, mas que não estão associadas a nenhuma doença ou alteração física.
Vários motivos levam ao desenvolvimento das doenças psicossomáticas, como depressão, ansiedade e estresse. As pessoas que mais são afetadas normalmente passam pelas seguintes situações:
- Desgaste profissional, ocasionado pelo excesso de pressão e/ou carga excessiva. Muito comum em professores, vendedores e profissionais de saúde, mas estudantes e desempregados também podem sofrer com essa sobrecarga emocional;
- Traumas na infância ou após momentos marcantes, conflitos familiares;
- Violência psicológica ou desmotivação, como em casos de violência doméstica e bullying;
A somatização é um quadro comum em pessoas depressivas e ansiosas, onde é recomendado o tratamento com psicoterapia e acompanhamento do psiquiatra, que poderá prescrever antidepressivos e/ou ansiolíticos. Não procurar tratamento para estas situações, por vergonha ou dificuldade em buscar ajuda pode agravar os sintomas ou causar doenças físicas. Cuide-se!
Fonte: Medical Site
04 de Fevereiro de 2021