Você sabe reconhecer pessoas com o Transtorno da Personalidade Antissocial?
O Transtorno da Personalidade Antissocial (TPAS) é um distúrbio psiquiátrico em que uma pessoa tem como padrão um comportamento que desrespeita e viola os direitos do outro.
O paciente com TPAS, também conhecido como sociopata, não tem interesse pelo bem-estar alheio, o que pode levar a atitudes irresponsáveis, impulsivas ou até mesmo criminosas.
Este transtorno costuma ser mais comum em homens, principalmente na idade adulta. O TPAS só pode ser diagnosticado em maiores de 18 anos, e desde que a pessoa se enquadre nos seguintes padrões:
- Incapacidade de respeitar as normas sociais;
- Ausência de remorso;
- Agressividade e irritabilidade;
- Incapacidade de manter-se em um emprego e tem problemas financeiros;
- Costuma enganar, manipular e mentir para obter vantagens.
O TPAS não tem uma causa definida, mas há indícios de que a genética pode contribuir para o desenvolvimento desta doença. Além disso, o ambiente em que o paciente conviveu desde a infância tem grande influência. Crianças que foram abusadas sexualmente e/ou moralmente, desprezadas pelos parentes e em condições econômicas muito ruins podem desenvolver o transtorno.
Esta é uma doença que não tem cura, mas o tratamento apresenta bons resultados. E, nesses casos, é recomendável que a família também procure ajuda para passar por esse momento.
Fonte: Medical Site
01 de Abril de 2021