Ansiolíticos e antidepressivos: como funciona cada um deles?
Os ansiolíticos e os antidepressivos são dois medicamentos usados para tratar distúrbios psiquiátricos. Os ansiolíticos – popularmente chamados de calmantes – são usados para tratar a ansiedade, enquanto os antidepressivos são capazes de regular o humor de uma pessoa que apresenta quadro depressivo.
Embora tenham objetivos distintos, muitas vezes estes dois medicamentos são administrados ao mesmo tempo. Isso acontece por duas razões: em primeiro lugar, os ansiolíticos podem ser prescritos por poucos dias, a fim de amenizar quaisquer efeitos colaterais que os antidepressivos possam vir a causar. Em segundo lugar, é muito comum que pacientes com depressão também apresentem um quadro de ansiedade.
É preciso enfatizar que a ansiedade é normal até certo ponto, e não requer nenhum tipo de tratamento. No entanto, quando o quadro interfere na execução das atividades cotidianas, é hora de procurar um psiquiatra. Paralelamente, o termo depressão, que é popularmente usado para descrever um estado de melancolia, é, na verdade, um termo que a psiquiatria usa para se referir a um transtorno de humor com sintomas específicos.
A depressão é uma doença que está relacionada à falta do neurotransmissor serotonina em determinados locais do cérebro. Por isso, os medicamentos antidepressivos atuam normalizando as concentrações de serotonina no sistema nervoso central.
Existem diversos tipos de antidepressivos e de ansiolíticos, e é preciso de uma avaliação psiquiátrica antes da prescrição. Além dos medicamentos, o paciente pode ser encaminhado para a psicoterapia a fim de trabalhar a sua saúde emocional.
Fonte: Medical Site
01 de Julho de 2021