Serotonina e dopamina: qual é a diferença entre eles e qual a função de cada um?
A serotonina e a dopamina são dois neurotransmissores muito conhecidos, mas também frequentemente confundidos entre si. A principal função deles é facilitar a transmissão de informações nos nossos neurônios, fazendo com que o organismo funcione adequadamente.
Elas possuem uma função semelhante, que é o impacto positivo no nosso humor. Porém, analisando detalhadamente cada uma delas, esses neurotransmissores atuam de formas diferentes:
- Serotonina: ela é responsável pela regulação do humor, mas também regula o ciclo do sono, o apetite, o desejo sexual e a memória. A falta de serotonina no cérebro é um dos fatores relacionados aos casos de ansiedade e depressão.
- Dopamina: ela impacta diretamente no nosso humor por atuar no sistema de “recompensa cerebral”, que é quando nos sentimos bem por fazer algo do nosso agrado, promovendo uma sensação de bem-estar. Ela também controla os movimentos musculares, a memória e a capacidade de aprendizagem, além de ter algum efeito sobre o nosso humor.
É preciso atentar para o fato de que, apesar de terem impacto positivo nas nossas emoções, o excesso desses neurotransmissores pode trazer consequências negativas. A síndrome serotoninérgica, cujo excesso acontece pelo uso de algumas substâncias, como anfetaminas e cocaína, pode causar tremores, agitação, espasmos musculares, sudorese excessiva e alterações mentais.
Por outro lado, o excesso de dopamina tem sido estudado como uma possível causa de esquizofrenia, já que leva a delírios, alucinações e desorganização.
Fonte: Medical Site
09 de Dezembro de 2021