O que pensam os acumuladores compulsivos?
O transtorno de acumulação compulsiva é caracterizado pela dificuldade de se desfazer de posses materiais, inclusive as que têm pouco ou nenhum valor, desorganizando áreas de convívio e impossibilitando o seu uso. Diferentemente de colecionadores, a pessoa acumula coisas de forma desorganizada e tem dificuldade de se desfazer delas.
Uma pessoa acumuladora geralmente apresenta os seguintes comportamentos:
- Necessidade de adquirir e guardar objetos, ficando muito angustiada quando é forçada a se desfazer deles.
- A pessoa não tem espaço o suficiente para acomodar todos os objetos acumulados. Com isso, as áreas de convívio ficam tão lotadas e desorganizadas que não é possível usá-las, exceto para guardar os objetos acumulados.
Não é raro que a acumulação em excesso prejudique as relações de trabalho e familiares. É possível que o paciente não permita que outras pessoas, incluindo membros da família e amigos, entrem na casa porque ela se sente constrangida pela acumulação. Porém, nem sempre a pessoa percebe que essa acumulação é um problema.
Nesse contexto, é muito importante que o paciente passe por uma avaliação médica e também faça acompanhamento psicoterápico. Acima de tudo, os acumuladores precisam trabalhar os pensamentos e melhorar a sua habilidade de tomar decisões, e o apoio médico se torna indispensável nesse cenário.
Fonte: Medical Site
02 de Junho de 2022