(021) 2568-1777 | (021) 3234-6907      contato@dranancycordeiro.com.br    |   

Hipnose para depressão e outros transtornos mentais: entenda como funciona essa terapia

A hipnose é um tipo de terapia usada por profissionais da saúde mental que pode ajudar na superação de muitos problemas de saúde emocional. Para compreendê-la, é necessário conhecer o modelo da mente, proposto por Gerald Kein, que considera que a nossa mente tem três camadas:

- Consciente, que exerce algumas funções básicas, tomo tomada de decisão, raciocínio, força de vontade e memória consciente. São as funções que usamos no nosso dia a dia.

- Inconsciente, que regula as funções corporais, como o sistema nervoso autônomo, o sistema endócrino e o sistema imunológico. Isso explica por que vemos que muitas doenças crônicas têm relação com a saúde mental.

- Subconsciente, a camada da mente que armazena emoções, o instinto de autopreservação, os hábitos, a imaginação e a memória subconsciente. Essa memória, inclusive, preserva os eventos com relevância emocional e que moldam as reações emocionais e os comportamentos das pessoas ao longo da vida, mesmo que elas não se lembrem.

O que é a hipnose?

Basicamente, a hipnose é um estado de consciência no qual a camada subconsciente toma a frente, enquanto a camada consciente fica no plano secundário. Dessa maneira, é possível acessar e reprogramar os conteúdos do subconsciente, como emoções, memórias, imaginação, hábitos e vícios.

Para chegar ao estado de hipnose, o profissional usa o método de indução, que tem como objetivo promover um relaxamento físico e mental, característico da hipnose.

Como funciona a hipnoterapia?

A hipnoterapia é a terapia feita com uso da hipnose. Dentro dela, a técnica da regressão é a mais utilizada. Nela, usamos a emoção ligada ao problema como uma ponte que nos leva até os primeiros eventos nos quais o indivíduo a sentiu, e muitos deles a pessoa não se lembrava conscientemente.

Uma vez acessadas essas emoções, usamos técnicas de ressignificação e dessensibilização destes eventos iniciais, ou seja, substituímos um sentimento ruim por um sentimento saudável. Essa ressignificação é muito poderosa, pois o subconsciente não diferencia um evento real ou imaginário, então, para ele, é quase como se aquilo que foi imaginado durante a sessão tivesse ocorrido de fato.

Essa influência no subconsciente é muito útil para tratar diversos problemas de origem emocional, como autoestima baixa, crenças limitantes, fobias em geral, depressão, ansiedade, transtorno do pânico, tabagismo, alcoolismo, dependência química, entre outros.

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!