Transtorno de Personalidade Borderline X Transtorno Bipolar: existem diferenças entre eles?
O que é personalidade? É o conjunto de características de uma pessoa, o aspecto que alguém assume e projeta em público.
Cada pessoa adota um padrão diante de acontecimentos e para se relacionar com outros. Quando estas pessoas percebem que seus comportamentos tiveram consequências negativas, tentam modificar suas atitudes. Já as pessoas que possuem transtornos não conseguem mudar este quadro, mesmo sabendo que suas ações acarretam em problemas para si e outros.
Existem diferentes transtornos de personalidade e, a seguir, analisaremos dois que possuem características clínicas semelhantes: o Transtorno de Personalidade Borderline e o Transtorno Afetivo Bipolar.
Transtorno Borderline: incertezas e negatividade
O transtorno Borderline - também chamado de limítrofe (a palavra inglesa "borderline" significa limite, incerteza) - é caracterizado por atitudes impulsivas, momentos depressivos e surtos de ódio.
Estima-se que 6% da população mundial possua este transtorno, que causa uma grande oscilação das emoções, resultando em grandes dificuldades nas relações interpessoais e na rotina de trabalho.
Pessoas com Borderline não conseguem lidar com situações negativas - em que são contrariadas, por exemplo - e experimentam extremos, indo do amor intenso ao ódio em pouco tempo.
Transtorno bipolar: entre a euforia e a depressão
No transtorno bipolar (TB) a pessoa também apresenta oscilações no comportamento mas, desta vez, mescla episódios de manias e quadros de depressão e euforia.
Aceleração psicomotora (como dificuldade de concentração e aumento da fala) e humor eufórico são as principais caraterísticas da doença.
Fases de mania e hipomania são identificadas no TB. A mania caracteriza-se por sinais de agressividade e expansividade do humor. O paciente apresenta um comportamento impulsivo e arriscado, que pode lhe trazer graves resultados.
Já a hipomania consiste em um estado mais leve de excitação e euforia, com agressividade algumas vezes, mas sem maiores consequências para o paciente.
E quais as diferenças entre eles?
Em ambos há alterações bruscas de humor. Entretanto, no transtorno Borderline a instabilidade emocional é uma característica da pessoa, que não apresenta períodos de estabilidade (assintomáticos). Há o predomínio da depressão, sem lugar para a euforia. No transtorno bipolar há um período sem sintomas entre os quadros de euforia e depressão.
Outra diferença entre eles é na questão da duração das alterações de humor: na pessoa com Borderline as mudanças podem durar horas ou ocorrer em um mesmo dia. No paciente bipolar, a euforia e a depressão podem durar semanas ou meses.
Ainda, o paciente com bipolaridade apresenta crises mais intensas e mais graves que o com Borderline, podendo ter sérios resultados para sua vida.
É possível ter ambos os transtornos, sendo um comorbidade do outro. Como seus sintomas são parecidos, é necessário que o paciente converse com um especialista para que possa iniciar o tratamento adequado para seu caso, controlando os sintomas e garantindo assim qualidade de vida.
14 de Novembro de 2019